É praticamente impossível não se apaixonar pelos diversos modelos de vestidos de noiva que existem no mercado. São sempre um mais lindo do que o outro, e deixam as noivas com uma enorme dúvida na hora de escolher o vestido perfeito para o seu grande dia.
Alguns modelos nunca saem de moda, não importa quanto tempo passe ou o quanto a tecnologia avance, alguns cortes sempre permanecerão entre as preferências das noivas.
Os vestidos de noiva com manga estão entre os favoritos das noivas, principalmente quando as noivas preferem cortes mais tradicionais.
Independente do comprimento da manga, ela deixa a peça muito clássica, além de combinarem perfeitamente com as noivas que não gostam muito de expor muito os ombros, colo e braços.
Normalmente os vestidos de noiva com manga seguem um padrão de decote. Os mais clássicos são os decotes “canoa”, decote em “V” – estilo bolero e/ou com gola média e alta. Esses cortes costumam ser mais fechados, contudo, para suavizar a peça as noivas usam o tule e as rendas que oferecem uma certa transparência ao vestido.

As mangas curtas costumam ser usadas pelas noivas apenas para diminuir a exposição do corpo, quase como um meio termo entre os modelos tomara que caia/ alça e os modelos com mangas longas.

Algumas noivas veem os vestidos com mangas longas um pouco pesados, preferindo os cortes com mangas curtas ou ¾ que são mais sutis e até discretos.
Modelos clássicos de Vestidos de noiva com manga
Os vestidos de noiva com manga são muito clássicos, e normalmente são inspirados em modelos que marcaram uma época.
O vestido que Grace Kelly usou em seu casamento com o príncipe Rainier III de Mônaco (1956), por exemplo, é um dos cortes mais copiados até hoje, principalmente pelas famosas. O corte de seda, bordado em renda e pérolas, com gola alta, mangas compridas, saia volumosa foi um clássico da década de 50 e tornou-se uma referência no mercado de noivas.

O modelo de Grace Kelly inspirou muitas mulheres com o passar dos anos, entre elas a Duquesa Kate Middleton, em seu casamento com o príncipe William.
O vestido usado por Kate caiu nas graças das noivas mais tradicionais, mas que não abrem mão do tradicionalismo. As mangas com bordados em renda deixaram a peça muito elegante, a altura de uma realeza, sem contar a leve transparência que o tule proporcionou juntamente com o decote discreto.

Inspirado em um clássico, as mangas compridas e justas trabalhadas em renda ofereceram um ar bastante moderno à peça.
Outro vestido inspirado no clássico de Grace Kelly foi o modelo usado pela atriz Kristen Stewart ao interpretar a Bella no filme Amanhecer da Saga Crepúsculo. Discreto e delicado, a versão cinematográfica do vestido de Grace Kelly ganhou um lindo decote nas costas em tule com bordados em renda. As mangas também são bem justas, com decotes em renda na região dos pulsos. Além disso, a longa calda possui um recurso para que a noiva possa prendê-la ao pulso para não ficar arrastando-a durante a festa.

Tipos de mangas
Apesar de tradicionais, os vestidos de noiva com manga têm se modernizado com o passar dos anos.

A maior parte dos modelos tem suas mangas trabalhadas em tule e renda. Essa combinação resulta em uma transparência moderada e bastante elegante.
Alguns bordados são mais fechados, o que deixa a peça mais pesada e combina perfeitamente com cerimônias noturnas e épocas mais frias, como outono e inverno.

Os bordados mais espaçados, com rendas mais finas são muito elegantes. Além de deixar os braços um pouco mais a mostra, esse tipo de bordado tem se tornado tendência, e o efeito é bem bonito, pois os desenhos formam uma espécie de tatuagem no corpo da noiva.

Os vestidos de noiva com manga são muito elegantes, mas se você não gosta das mangas muito justas, pode optar por modelos que se alargam a partir do cotovelo. Essas mangas são excelentes para dar mais movimento ao vestido.
