Vestido para dama de honra

0
83

Depois do tão esperado pedido de casamento é chegada a hora de pensar nos detalhes da cerimônia, escolher e convidar os padrinhos e as damas de honra.

Normalmente os noivos escolhem três meninas que terão uma participação importante na cerimônia: a florista, a dama de hora e aquela que levará as alianças.

Cada uma é escolhida com muito carinho pelos noivos, e a mesma atenção é destinada ao momento de escolher os vestidos que elas irão usar no dia do casamento.

É muito comum que a dama de hora, aquela que antecede a entrada dos noivos e vem acompanhada do pajem, use um vestido semelhante ao da noiva. Uma espécie de vestido de noiva em miniatura.

Já a florista e a menina das alianças costumam usar vestidos com detalhes na mesma cor escolhida pelos noivos na decoração: se a decoração tem o verde como cor predominante, por exemplo, os vestidos das meninas terão algum detalhe em verde –cinto, bordado.



No Brasil é muito comum que as damas de honra sejam crianças, por esse motivo é importante tomar alguns cuidados para evitar possíveis acidentes.

As crianças, por natureza, costumam ser muito agitadas, e isso pede um pouco mais de atenção na hora de escolher o vestido para o casamento.

Vestido para dama de honra
Vestido para dama de honra

Se a criança escolhida for muito pequena e novinha, o vestido para dama de honra não pode ser muito comprido. Vestidos na altura dos tornozelos são ideais, facilitam a locomoção da criança e diminui o risco dela tropeçar na barra do vestido.

Se a menina for mais um pouco mais velha e mais alta, o vestido para dama de honra pode cobrir os pés.

Em alguns países é costume que as damas de honra sejam adultas, em casos assim, o vestido princesa não é utilizado, dando espaço para modelos mais discretos, com cortes mais retos, sem volume e com tecidos mais leves.



Em situações como essa, a noiva costuma determinar uma cor para as damas, para que elas se diferenciem das demais convidadas.

É muito comum que elas exerçam duas funções na cerimônia: damas e madrinhas, por isso que os vestidos são mais sutis.

Saias e saiotes de Vestido para dama de honra

Vestido para dama de honra estilo princesa
Vestido para dama de honra estilo princesa

Os vestidos para dama de honra costumam seguir um padrão: corte princesinha, bastante rodado e armado.

As crianças, quando ajudam na escolha do vestido, gostam desses modelos mais tradicionais, pois querem se sentir verdadeiras princesas.

Entretanto, é importante se atentar ao volume do vestido para que a peça não fique pesada demais e a criança sinta-se desconfortável.

Os vestidos para dama de honra não costumam ser muito justos na região do tronco, então, se a saia for muito rodada é possível que o corte fique “dançando” no corpo da menina.

Dessa forma, o ideal é encontrar o equilíbrio da peça para que a criança fique linda e confortável.

Hoje em dia existem modelos de vestido para dama de honra mais curtos, na altura dos joelhos, mais oi menos. E tanto as crianças pequenas como as mais altas ficam bem com o corte.

Tipos de vestidos para dama de honra

Vestido para dama de honra estilo princesa para crianças
Vestido para dama de honra estilo princesa para crianças

Como o vestido para dama de honra costuma ser uma miniatura do vestido da noiva, os cortes são os mais variados: alça fina, alça larga, um ombro só, ombro a ombro, frente única e tomara que caia.

Uma vez que as damas costumam ser crianças, os modelos com alças são os mais indicados, pois permitem que elas fiquem mais à vontade, sem a preocupação de que o vestido possa cair. A criança precisa se sentir confortável e a vontade com o modelo escolhido.

Dica: uma vez que o vestido para dama de honra é semelhante ao da noiva, o ideal é que ambos sejam escolhidos na mesma loja, pois facilita a escolha dos modelos, sem contar que é mais fácil para negociar o valor das peças.

Algumas noivas não se prendem a esta semelhança, o que amplia o leque de opções de modelos para as crianças, deixando-as mais à vontade na hora de escolher o figurino para o grande dia.

Quanto a cor do vestido, a maioria costuma ser branco, mas é possível que a noiva opte por outras cores. Tudo vai depender do estilo de cada casal e cada cerimônia.

Normalmente as cores se fazem presentes nos detalhes do vestido: em um cinto ou bordado, mas tudo vai depender da preferência da noiva.

Outros modelos de Vestidos para damas de honra


Vestido para dama de honra para adultos
Vestido para dama de honra para adultos

Vestido para dama de honra princesinha
Vestido para dama de honra princesinha

Vestidos para Damas de Honra
Vestidos para Damas de Honra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here